Antes do sorteio dos mandos de campo, Flamengo teve posição invertida com o Athletico-PR e definirá confronto das quartas de final fora de casa
Foto: Luíza Sá/Lance! |
Um caso "polêmico" aconteceu no fim do sorteio da Copa do Brasil nesta terça-feira. Pelo menos, para o Flamengo. Na hora da definição dos mandos de campo, o clube carioca teve a posição invertida com o Athletico-PR e acabou sendo sorteado para definir o confronto das quartas de final fora de casa, em Curitiba.
A mudança ocorreu para evitar que Flamengo e Fluminense ficassem na mesma posição no sorteio de mandos. Mesmo assim, a falta de clareza causou estranhamento e revolta nos dirigentes do Flamengo presentes na sede da CBF. Cacau Cotta, diretor de relações externas do clube, ficou no local após o fim do sorteio em busca de explicações por parte de Júlio Avellar, diretor de competições da CBF.
A diretoria rubro-negra também entende que, como são duas datas disponíveis para os jogos de volta das quartas de final, não haveria motivo para inverter o mando. Daria para o Flamengo usar o Maracanã na quarta-feira e o Fluminense na quinta-feira, por exemplo.
O regulamento da competição, no entanto, garante um mecanismo para evitar que clubes usem o mesmo estádio na mesma semana da Copa do Brasil. Como o Fluminense foi sorteado primeiro no sorteio, coube ao Flamengo inverter de posição antes do sorteio do mando.
Neste sorteio do mando de campo, uma bola ímpar (9) decidiu que o Flamengo abrirá o confronto contra o Athletico em casa e decidirá fora. O Fluminense, por sua vez, joga a partida de ida contra o Fortaleza no Castelão e decide em casa, no Maracanã.
Como foi a confusão
- Primeiro, foram sorteados os quatro confrontos das quartas de final da Copa do Brasil. As bolas saíram na seguinte ordem: Atlético-GO, Corinthians, Fortaleza, Fluminense, São Paulo, América-MG, Athletico e, por último, o Flamengo.
- Após pequeno intervalo, teve início o sorteio dos mandos com uma regra simples: se tirar uma bola ímpar, a posição continua como está no chaveamento. Se for uma bola par, inverte-se a ordem. Esse procedimento é antigo e ocorre para times da mesma cidade jogaram em casa em semanas diferentes.
- No entanto, no caso do sorteio de hoje, a CBF inverteu as posições de Flamengo e Athletico antes do sorteio do mando. O Flamengo, sorteado por último, apareceu primeiro no confronto. Isso ocorreu para deixar o clube rubro-negro em posição diferente do Fluminense. Assim, os confrontos ficaram: Fortaleza x Fluminense e Flamengo x Athletico.
- Como saiu uma bola ímpar (9), manteve-se a ordem acima. Fortaleza e Flamengo abrem os confrontos em casa, enquanto Fluminense e Athletico decidem o jogo de volta sob seus domínios.
*Com informação do Lance!
0 Comentários