Manaus FC realiza coletiva para apresentar planejamento para 2023 e anuncia renovações

Mesmo com o recente fim do seu calendário em 2022, o Gavião Real mostra que já virou a chave para o próximo ano através de novidades anunciadas em coletiva nessa terça, 23 de agosto.

Momento da apresentação de Fausto Momente como novo executivo de futebol do Manaus FC. Foto: Ismael Monteiro

Conduzida pelo presidente do clube, Giovanni Silva e seu presidente de honra, Luís Mitoso, a coletiva iniciou com o anúncio do retorno do executivo de futebol Fausto Momente. Primeiramente anunciado em julho de 2021, Fausto foi responsável pela vinda de jogadores como o goleiro Matheus Inácio e o atacante Guilherme Pira, além do técnico Evaristo Piza, que foram fundamentais a classificação para o Quadrangular Final da Série C e consequemente a briga do Esmeraldino pelo Acesso até a última rodada contra o Novo Horizontino.

Já em 2022, Fausto contribuiu para a montagem do elenco que conquistou o Barezão 2022. Antes da grande final estadual, Fausto saiu para assumir o cargo de CEO no Inter de Limeira em São Paulo e depois de sua saída de lá recentemente, recebeu uma proposta de retorno ao Manaus Futebol Clube.

"É uma satisfação estar voltando para casa. Tive a oportunidade de passar 8 meses aqui e conhecer bem o clube, as pessoas que fazem o Manaus FC  e estou muito contente, feliz mesmo, em estar de volta agora com um projeto mais duradouro, já que vou ter a tranquilidade de ter a família aqui de perto - que foi um dos motivos que afetou minha permanência aqui. Agora, com um pouco mais de tempo para estruturar e trazendo a família pra cá, vou poder focar 100% no Manaus Futebol Clube." destacou.

RETROSPECTO

O presidente do clube, Giovanni, fez um breve retrospecto de 2022. lembrando da mudança de 75% do elenco por novos atletas e a pré-temporada em Nova Olinda, interior do Amazonas; passando pela disputa do Campeonato Amazonense, onde o Manaus entrou com uma folha salarial mais enxuta, o que fez com que a dificuldade aumentasse mas que ainda assim, consolidando o quinto título esmeraldino estadual.

Na Copa do Brasil, passando pelo São Raimundo, mas se deparando com o São Paulo na segunda fase; Já na Série C, destacou as 10 rodadas de 19 que o Manaus brigou no G8, mas ressaltou que mesmo com a vida de reforços, não foi possível a classificação. 

"É mais uma experiência que tiramos para 2023, aonde vamos de certa forma tentar fortalecer e trabalhar em cima disso. Os erros, realmente, eles acontecem. O Mitoso, eu, nossos filhos, não somos perfeitos. E é bem verdade que esse ano tivemos alguns atropelos. Mas que nesse ano, tudo sirva de aprendizado para que ano que vem a gente possa trabalhar em cima desses erros e se Deus quiser, renovando com uma base de jogadores que estiveram aqui conosco e junto com novas contratações, nós queremos fazer uma equipe ainda mais forte do que em relação a esse ano.", disse.

O presidente de honra Luís Mitoso ressaltou que o Manaus sempre trabalhou com objetivos, e que isso foi fundamental para que a história fosse feita nesse pouco mais de 9 anos.

"O Manaus sempre teve objetivos. No estadual, é garantir o calendário. E nós estamos há 6 anos garantindo isso. Não é qualquer clube que consegue isso. Na Copa do Brasil, a gente tem sempre tentado passar pelo primeiro jogo, e temos alcançado. A gente precisar dar um passo maior para chegar na terceira fase, é verdade, mas não é fácil. E quando chegamos na Série C, o primeiro objetivo é não cair. O segundo é classificar para a segunda fase e o terceiro é o acesso. Nós conseguimos o primeiro objetivo que foi não cair e a gente vê grandes clubes caindo de B pra C, de C pra D. E o Manaus vai pro seu quarto ano na C com clubes de camisa, e até com o dobro do seu financeiro", ressaltou.

RENOVAÇÕES

A diretoria esmeraldina revelou já ter 8 nomes fechados para a temporada de 2023, e são eles o centroavante Michel, o atacante Silvano, os volantes Paranhos e Gilson, os laterais Cordeiro e Renan, o zagueiro Gutierrez e o goleiro Reynaldo Moura. 

Fausto Momente oficializando as 8 renovações de 2022 no momento. Foto: Ismael Monteiro

O executivo Fausto Momente comentou sobre as renovações, que ainda podem aumentar inclusive por conta de contratações.

"Planejando 2023, estamos tentando segurar alguns jogadores. Já temos essas oito renovações de contrato, e temos mais dois ou até três situações bem avançadas mas ainda não documentadas, então não podemos oficializar ainda, além de algumas contratações bem encaminhadas. Atualmente, estamos com cerca de 13 a 14 atletas em nosso plantel para a temporada que vem, para permitir que busquemos os nossos objetivos esportivos para o ano que vem!" comentou. 

OBRAS DO CT

A diretoria do Gavião mostrou como anda o estágio atual do Centro de Treinamento que está sendo construído em Iranduba, próximo da cidade universitária. 

No momento o terreno está passando por uma terraplanagem, e está desenvolvendo sua rede elétrica e hídrica para que em breve inicie as obras. 

Localizado em Iranduba, o terreno do CT passa agora por terraplanagem. Foto: Adriel Aleme/Manaus FC

"Se Deus quiser, que a gente consiga iniciar o primeiro dia de treino no nosso campo em janeiro de 2023!", afirmou Giovanni Silva.

O presidente reafirmou seu compromisso com o futebol amazonense "Não vamos deixar nos abalar. Seguimos focados em buscar o melhor para cada vez mais elevar o nosso futebol amazonense!" 

*Com informações de assessoria.

Postar um comentário

0 Comentários