Nesta terça-feira (29), Senegal e Holanda carimbaram a vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Foto: Getty Images |
A equipe africana venceu o Equador por 2 a 1, e garantiu a classificação na fase mata-mata do torneio. Já os europeus triunfaram sobre o Catar por 2 a 0, e também foram para às oitavas.
Com essa classificação, diversas histórias interessantes rondaram as equipes, e o 365 Scores separou algumas curiosidades que envolvem as seleções.
De volta a fase mata-mata após 20 anos
Com a vitória sobre o Equador, o Senegal voltou a disputar uma fase mata-mata de Copa do Mundo após 20 anos. A única vez que a seleção africana tinha chego nas oitavas de final do Mundial havia sido em 2002, ano do pentacampeonato Brasileiro. Na ocasião, a equipe venceu a Suécia por 2 a 1 nesta fase e avançou para às quartas, quando foi derrotada para a Turquia por 1 a 0. Essa foi a melhor campanha do país em Copas do Mundo.
O primeiro jogador holandês a marcar nas três partidas da fase de grupos
Cody Gapko brilhou mais uma vez. O atleta marcou um dos gols da vitória holandesa sobre o Catar e conquistou um feito inédito. O jogador se tornou o primeiro da história dos países baixos a balançar as redes em cada uma das três partidas da fase de grupos da Copa do Mundo.
A história se repetindo de outro ângulo
Aliou Cissé é o atual treinador de Senegal e comemorou como técnico o avanço da equipe para às oitavas de final. No entanto, o comandante sabe bem como é disputar uma fase dessas do torneio. Isso porque Cissé estava na equipe que chegou nas quartas da Copa de 2002.
Como jogador, Cissé atuava como meia e foi capitão do Senegal em algumas partidas daquele mundial. Na época, o atleta defendia o PSG, mas estava emprestado ao Montpellier. Atualmente, o ex-jogador pode fazer ainda mais história com a seleção, caso siga avançando no mundial.
Igualando marcas de Sneijder
Cody Gapko já entrou para a história da Holanda ao marcar nos três primeiros jogos, no entanto o jogador igualou uma marca pertencente a Wesley Sneijder. O atleta marcou, até o momento neste mundial, gols com o pé direito, pé esquerdo e de cabeça. Antes dele, apenas o ex-jogador Sneijder havia conseguido realizar tal feito pela Holanda, durante a Copa de 2010.
Desde 1990…
A seleção senegalesa ao vencer o Equador se tornou a primeira delegação africana a vencer um Sul-Americano desde a Copa de 1990. Na ocasião, Camarões venceu a Colômbia por 2 a 1 nas oitavas de final do torneio. De lá para cá, nenhum outro país africano havia vencido uma seleção da América do Sul.
*Com informações do 365 Scores
0 Comentários